Slow Sax Instrumental - Kenny G

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Perfil CPM Jequié-BA

  O  Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, situado na Av . Lomanto Júnior, S/N, criado em maio1994, passou através do convênio  da SSP (Secretaria de Segurança Pública) com a SEC (Secretaria da Educação e Cultura),  para Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto (CPM), a partir de 04 de julho de 2006, com o Decreto Nº 1004 em D.O.E.
  Logo no início não houve aceitação por parte da Comunidade Escolar, por ser uma filosofia diferente e de certa forma, ia interferir na “liberdade” referente ao andamento do trabalho proposto pelos gestores e docentes do antigo colégio.  Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que essa parceria veio somar e muitos problemas como: violência, vandalismo, evasão, etc... foram sanados. Ainda há contradições, porém, com o diálogo e o bom senso chega-se ao comum acordo fazendo com que o colégio cresça, passando a receber não só alunos do bairro, mas de todo o município, assim como cidades circunvizinhas.
 
                                  Dados cadastrais da unidade escolar

Unidade escolar
CPM, Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto.
Endereço
Av Governador Lomanto Junior, S/N
Telefones
(73) 3527 8860
E-mail
cpmpmn@hotmail.com
Home-page
www.pm.ba.gov.br/ccpm
Cadastro no MEC/Inep
29227690
Autorização de funcionamento
Decreto 1041 D.O. E. 04/07/2006
Classificação IDEB
2009- 4,0
Modalidades de ensino
Ensino Médio e Ensino Fundamental
Quantitativo de alunos
1009


    Estrutura organizacional da escola


  O Colégio da Polícia Militar possui um diretor e seu adjunto designados pela Secretaria de Segurança Pública, Major Elder Coelho de Abreu (diretor) e Cap. Raimundo Nonato de Almeida,(adjunto) e Uma diretora e três vices-diretora eleitas pelo voto direto da comunidade escolar, Professora Saula Regina Santos Guimarães, (diretora) professora Célia Duarte Sampaio, vice-diretora do matutino, professora Ana Rita Sandes de Menezes, vice-diretora do vespertino e professora Eliane Teixeira Souza, vice-diretora do noturno.
  O Major Elder assumiu o colégio após passagem de comando em 15/06/2010. A professora Saula está no cargo desde 2007, as professoras Célia e Ana Rita  assumiram no dia 15/01/2009; professora Eliane assumiu em abril de 2009. É uma gestão com doutrina militar onde buscamos através do diálogo desenvolver uma gestão democrática e participativa.


             Estrutura física da escola


     O CPM de Jequié tem: 13 salas de aula com boa iluminação, porém não tão ventiladas, temos ventiladores em todas, porém, a meta é colocar ar condicionado. Temos um laboratório de informática e outro de biologia. Nossa área de lazer é grande, entretanto, não possuímos área coberta e isto tem sido um grande desafio, entretanto com a adesão ao projeto Mais Educação,  surge uma esperança .Temos também cantina que necessita de restauração; sala do diretor administrativo, (militar); sala da diretora pedagógica; sala da vice direção; sala do diretor adjunto; sala do setor financeiro; sala da seção discente; sala da SEFIS; sala de meios, (onde fica os equipamentos multimídia), almoxarifado, sala dos professores ampla, bem iluminada e com ar condicionado, contudo não possuímos sala de coordenação, o que dificulta o trabalho ,pois o fluxo de professores é grande e desvia a atenção dos que estão coordenando.

PERFIL DOS ESTUDANTES


  O alunado do Colégio da Polícia Militar de Jequié é muito heterogêneo; composto de filhos de funcionários públicos (civis e militares), comerciantes, e pequenos empresários. A maioria possui casa própria, condições financeiras dentro de certo equilíbrio; uma estrutura familiar dentro dos padrões normais da sociedade: casais separados, filhos morando com avós, tios, etc.
A busca dos pais pelo colégio é por conta da filosofia dessa escola; além da disciplina, oferece uma educação de qualidade.
Quanto à religião, temos católicos, evangélicos, espiritualistas etc.
A escola oferece várias modalidades esportivas, Feira de Ciências e Amostra Científica e Cultural em que os alunos participam ativamente dessas atividades.
 Os alunos não possuem rotina de trabalho e em sua maioria se dedicam aos estudos participando dos projetos desenvolvidos na escola. Cumpre salientar ,que aos alunos do Ensino médio é oferecido estágio remunerado, através da parceria que o colégio tem com os órgãos públicos e a seleção é feita através de prova seletiva e análise do currículo escolar do aluno. Com isso os alunos de certa forma são incentivados a permanecerem na média e essa atividade não interfere no rendimento escolar do discente.
    Apesar do mito que circula a respeito do alunado do CPM, como se fosse alunos alienados, muito pelo contrário, são participativos, reivindicam seus direitos, ou seja, têm direitos e deveres. Com isso o Colégio da Polícia Militar prima em fornecer condições para  formação do cidadão crítico, capaz de ser inserido na sociedade vigente, que a cada dia é exigente em oferecer espaço para que o cidadão possa desenvolver suas habilidades e competências adquiridas durante a sua formação. Portanto, a Educação do CPM pressupõe crença na vida, na disciplina, na ordem, na capacidade do homem desenvolver suas potencialidades, como elemento de auto-realização, preparação para o trabalho e exercício consciente da cidadania.




Perfil da comunidade de entorno


O entorno do Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto é uma clientela de classe social média baixa e alta, de diferentes fases de desenvolvimento, abrangendo crianças, adolescentes e adultos. Alguns desses alunos além de estudar exercem atividades remuneradas em alguns setores da economia.
Por outro lado uma nova clientela surge com características e exigências bem diferentes, estão acostumadas às escolas particulares e as famílias cobram e acompanham o desenvolvimento dos alunos. E os mesmos dispõem  de tempo para se dedicar aos estudos.
 Contamos com  estabelecimentos comerciais como; Oficina de carro, panificadora, posto de gasolina, casa de material de construção, hotel etc... Igrejas evangélicas e casas residenciais.









Nenhum comentário:

Postar um comentário